Óleo de coco faz mal à saúde? Emagrece?

- 10:45:00
    Muito se tem falado sobre o óleo de coco. Será que ele faz realmente bem à nossa saúde? Ou será que ele faz mal? Vamos responder a essas e outras perguntas aqui nesse post e vamos indicar a fonte científica que serviu para embasamento.

Óleo de coco faz mal à saúde?

 
    Modismos temos a todo momento, toda hora surge uma dieta da moda ou um super alimento. Com o óleo de coco vai além disso, as pessoas usam no cabelo, na pele, na culinária entre outros usos. Porém, de onde surgiu a informação que seria esse um óleo com tantos benefícios assim? Qual a fonte científica que embasa essa teoria? 
    O óleo de coco, apesar de ser um óleo de origem vegetal, é rico em gordura saturada, aquela mesmo que dizem que entope as artérias. Por isso, seu consumo deve ser moderado, para não se correr o risco de ter um problema no fígado ou mesmo aumento nos níveis de colesterol etc...

O estudo sobre o óleo de coco - óleo de coco emagrece?

    A ABRAN, Associação Brasileira de Nutrologia, se posicionou oficialmente sobre o assunto e divulgou o resultado de alguns poucos estudos que foram feitos. Será que óleo de coco emagrece? Alguns testes, feitos com uma pequena quantidade de pessoas ( 20 pessoas, por exemplo ) demonstraram que aquelas que ingeriram 30 ml de óleo de coco por dia  durante 4 semanas, conseguiram reduzir a circunferência abdominal em mais ou menos 2 centímetros, isso nos indivíduos do sexo masculino.
   Quanto a um outro estudo, com dois grupos de pessoas,  em condições iguais, demonstrou que apenas as mulheres que haviam consumido 30 ml por dia durante 12 semanas do óleo de coco haviam reduzido a circunferência abdominal em 1,4 cm mais ou menos.
Esses estudos foram feitos com uma pequeníssima amostra da população e por isso não podem ser conclusivos. 
    NÃO há evidências científicas de que o uso de óleo de coco ajude a perder peso ou emagrecer. Nem qualquer outro benefício relacionado à saúde do ser humano.

óleo-de-coco-faz-mal-à-saúde

Óleo de coco e gordura saturada

     Como trata-se de um óleo rico em gorduras saturadas, deve ser usado com moderação. Se o óleo de coco faz mal ou faz bem, ainda não podemos ter certeza devido a falta de estudos sobre o queridinho do momento. No entanto, já vimos vários vilões tornarem-se os melhores alimentos da humanidade, como o ovo, por exemplo.
    Uma coisa é certa: o óleo de coco é um óleo de origem vegetal e não refinado como os óleos vegetais de soja por exemplo, que são produzidos com soja transgênica e sobre a qual também não há estudos que comprovem as consequências de seu uso a médio e longo prazo. 
    Como toda gordura saturada, o óleo de coco , a banha de porco, a manteiga, devem ser consumidos com moderação para que não haja prejuízos à saúde humana. No entanto, há controvérsias, pois alguns estudiosos afirmam que não há evidências científicas que comprovem que as gorduras saturadas são as reais vilãs das artérias. Mas...isso é assunto para outro post.

Conclusão

    Por hoje ficamos com isso... já que a única certeza que temos é que o óleo de coco é rico em gordura saturada mas não há nenhuma outra certeza ou evidência científica que comprove o mal ou bem, você acha que a mídia está ganhando algo das grandes indústrias de óleos refinados vegetais para propagar essa notícia? Afinal, pense em como as pessoas tem substituído o óleo de soja, por exemplo, pelo óleo de coco. 
    Não confie em tudo que lê ou ouve, procure informações que possam respaldar de verdade uma notícia. Enquanto isso, use com moderação, porque a qualquer momento tudo pode mudar...ou não!
   Se você teve uma mudança no corpo ou na saúde utilizando o óleo de coco, deixe aqui nos comentários!

OBS: Se você quiser ler o posicionamento oficial da ABRAN sobre o uso de óleo de coco é só clicar AQUI que vai direto para a página.